domingo, 20 de julho de 2008

Khechari Mudrã


Segundo o Hatha Yoga Pradipika :
3.32 - Quando a língua é dobrada para trás e entra na cavidade em direção ao crânio e o os olhos se fixam no ponto entre as sombrancelhas, isto é Khecari Mudrä.
3.33 - A língua deve alongar-se gradualmente, cortando (o seu freio), mexendo-a e esticando-a, para que possa tocar o meio das sombrancelhas. Assim Khecari Mudrä é corretamente executada.
3.34 - Com uma faca limpa e afiada, em forma de folha de cactus, corta-se o freio da lingua na espessura de um fio de cabelo.
3.35 - Depois aplica-se no local uma mistura de de sal-de-rocha e pó de cúrcurma. Em seguida deve-se cortar novamente o freio da língua.
3.36 - Deve-se continuar o processo por seis meses, com cuidado e de forma gradual. Ai então o freio da língua estará completamente cortado.
3.37 - Quando o yogi dobra sua língua para cima e para trás pode chegar ao ponto em que se cruzam as três näòé, denominado vyoma-cakra. Isto é Khecaré Mudrä.
3.38 - O yogi que permanece no mínimo 24 minutos com a língua para trás se liberta dos envenenamentos, enfermidades, velhice e morte.
3.39 - Quem domina Khecaré Mudrä não será afetado pela enfermidade, morte, decadência mental, sono, fome, sed ou falta de lucidez intelectual.
3.40- Quem domina Khecaré Mudrä ficará livre [das leis do] karma e do tempo.
3.41
- Esta mudrä é assim chamada pelos siddhas (seres iluminados) porque tanto a língua quanto a mente permanecem no "éter" por toda a duração da prática.
3.42 - Uma vez tampado o orifício na parte traseira do palato por meio de Khecaré Mudrä, o yogi pode controlar seu fluido seminal mesmo abraçado por uma mulher jovem e passional.
3.43 - E mesmo que aconteça a ejaculação, o bindu (semen) é forçado para cima, por meio de yoni mudrä.
Segundo o Gheranda Samhita:
3.25. Cortar o tendão inferior da língua e mantê-la continuamente em movimento. Massageá-la com manteiga fresca. Puxá-la com um instrumento de aço (para alongá-la).
3.26. Com a prática contínua consegue-se al0ongar a lingua. Obtém-se Khechari Mudrã quando9 a ponta da língua tocar o intercílios.
3.27. Em seguida, quando se tiver alargado suficientemente a língua:levar a língua para cima e para trás para tocar o palato. Com a pratica, alcança-se as cavidade nasais que comunicam com o interior da boca. Fechar estes orifícios com a língua (retendo a respiração). Fixar o olhar no intercílio.
3.28. Com essa prática desaparecem debilidade, fome, sede, preguiça. Não surgem enfermidades, decadência ou morte. O corpo torna-se divino.
3.29. O corpo não pode ser queimado pelo fogo, secado pelo ar ou molhado pela água. O corpo não pode ser mordido pelas serpentes.
3.30. O corpo torna-se belo. O Samadhi alcança-se facilmente. Ao tocar os orifícios nasais internos com a língua, experimenta-se diversos sabores.
3. 31. -32 Experimenta-se novas sensações à medida que flui abundante néctar. Apreciam-se sucessivamente os seguintes sabores: salgado, alcalinos, amargos, abstringentes, manteiga, ghee, leite, coalhada, soro, mel e sumo de palmeira. Finalmente, manifesta-se o sabor do néctar.


Efeitos:
Seu principal efeito é sua habilidade em acalmar os pensamentos e equilibrar a respiração. Os músculos do pescoço são exercitados e a circulação sanguinea melhorada. Tonifica a tireóide e paratireóide. Aumenta a eficiência do aparelho auditivo e as glândulas salivares funcionam melhor. Regula a fome e sede.
Nos Chakras:
Esta Bandha ativa o Manas Chakra ajudando a equilibrar a energia entre o Ajna e Muladhara
No Tantra se diz que a lua expele ambrosia, consumida pelo sol do Manipura. Neste caso, a lua se refere ao cérebro, a região do Sahasrara Chakra, geralmente simbolizado por uma lua ou uma meia lua (ventrículos dos cérebro). Esta ambrosia ou néctar Divino que o cérebro segrega flui para o Manipura onde é consumido como sustento da vida. Se o manipura está muito ativo consome rapidamente o néctar encurtando a vida da pessoa.
O néctar segregado pelo Sahasrara tem forma de Gotas no Bindu Visarga, o ponto psíquico atrás da cabeça (local onde existe uma depressão). Ele goteja num chakra menor, chamado Lalana Chakra, localizado na parte superior da epiglote ou na base do orifício nasal, que funciona como reservatório desse néctar. Esse néctar é segregado quando se pratica Kechari Mudra, então o néctar desce para o Vishuddha. Se este chakra está ativado, o néctar sofre uma purificação, tornando-se divino e rejuvenesse o corpo, ocasionando saúde e longevidade. Contudo, se o Vishuddha não estiver purificado e ativado, o néctar transforma-se em veneno que ao descer para o corpo vai envenenando-o vagarosamente, levando ao enfraquecimento a a morte. Segundo o Swami Satyananda, o Chakra Vishuddha ativado possui o poder de neutralizar venenos que provém de dentro e de fora do corpo. Aliás a glândula Tireóide, que corresponde ao Vishudddha é reconhecida por exercer a função de desintoxicação.
Bindu e Lalana são pequenos centros ligados diretamente ao Vishuddha Chakra. Quando o néctar é purificado pela harmoniosa função deste três centros e começa a descer e atingir o corpo a pessoa pode ficar longos períodos sem ar, sem comida e sem água. Há relatos de Yoguis que permanecem enterrados por longos períodos, sobrevivendo num estado de hibernação e depois se recuperam por completo.
Referência:
Avantara Sadhana _ Paulo Murilo Rosas
Teoria dos chakras - Hiroshi Motoyama
Gherandha Samhita – Gheranda
Hatha Yoga Pradipika - Yogin Svatmarama

Veaja como se faz: http://www.kundalini-yoga.ch/Movie%20html/Movie%20Khecari%20Mudra%20256K.htm